O ácido úrico é produzido naturalmente no organismo pelo metabolismo das proteínas, principalmente animais e eliminado pelo fígado, intestino e rins.
Porém algumas pessoas comem carne demais, bebem água de menos, consomem álcool, abusam de diuréticos e acabam tendo excesso de ácido úrico no sangue, a hiperuricemia.
Os rins eliminam 70% do ácido úrico e o resto sai nos sucos biliares e pelo intestino com a ajuda de bactérias e protozoários da flora intestinal.
Quando o ácido úrico está em excesso, o organismo tende a depositá-lo longe dos órgãos vitais, nas juntas e nas extremidades do corpo.
Quando se deposita principalmente nas juntas causa reumatismo e degrada o líquido sinovial, aumentando o atrito dos ossos e a dor relacionada aos movimentos.
Quando se deposita nas extremidades surgem descamações na pele das mãos e/ou dos pés. E se continuar aumentando o acúmulo, causa gota.
O excesso de ácido úrico no organismo também causa resistência à insulina, portanto causa tendência à hiperglicemia, facilidade para engordar e, com o tempo, contribuir para o aparecimento da diabes tipo 2.
O que podemos fazer a respeito?
Bem, se você entendeu bem o processo, sabe que o principal órgão que precisa ser fortalecido para lidar com o ácido úrico é o rim.
Existe um suco de Aloe Vera com Uva do Monte e Maça que melhora o funcionamento do rim.
Outra substância fundamental para ajudar a eliminar o ácido úrico é o ácido ascórbico (vitamina C),sendo que a melhor delas é feita de fibra de aveia e mel (sistema "time release").
Bebam muita água durante o dia.
quarta-feira, 31 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário